Reuters
17/05/2001 - 22h46

Relatório critica ação da polícia no massacre de Columbine

da Reuters, em Denver (EUA)

Vidas poderiam ser salvas durante o massacre de 1999 na escola Columbine se a polícia tivesse perseguido imediatamente os dois atiradores, disse hoje uma comissão formada pelo governador do Colorado para estudar o assunto.

A Columbine Review Commission disse também que a tragédia poderia ter sido evitada se as autoridades tivessem reagido aos sinais sobre o estado mental dos dois adolescentes, Eric Harris e Dylan Klebold, incluindo uma redação escolar sobre assassinato e um Web site ameaçando matar um colega.

A comissão criticou em seu relatório a polícia local por não ter feito uma busca da casa de Harris, que havia sido proposta um ano antes da tragédia de 20 de abril de 1999, quando os dois mataram 13 pessoas antes de se matarem.

"Se um mandato de busca tivesse sido emitido, isso provavelmente não teria ocorrido", disse o líder da comissão, o ex-juiz da suprema corte do Colorado William Erickson.

A comissão, que examinou 11 mil páginas de documentos e ouviu 120 testemunhas durante 15 audiências públicas, condenou as ações da polícia durante o ataque, dizendo que eles tiveram como meta conter a violência ao invés de parar os dois atiradores.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca