Reuters
10/05/2002 - 17h35

Criadores do Xbox formam empresa de jogos eletrônicos

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

Dois dos criadores do videogame Xbox, da Microsoft, uniram-se a uma dupla de veteranos do setor para encontrar talentos, criar um projeto de jogos eletrônicos e então fechar contrato com uma grande empresa para vender o produto. A nova empresa está tentando levantar US$ 50 milhões para financiar o projeto.

A turma de executivos inclui o ex-presidente de tecnologia do Xbox, Seamus Blackley, e Kevin Bachus, que cuidava das relações com os criadores de jogos para a Microsoft.

O ex-vice-presidente da Sierra Online, J. Mark Hood, e o fundador da Dotted Line Entertainment, Eugene Mauro, também participam da empreitada, que pretende encontrar desenvolvedores de games com idéias normalmente rejeitadas por desenvolvedoras de games.

O CEG vai bancar o desenvolvimento dos jogos com capital e recursos de produção, e encontrar companhias para produzir e distribuir o produto final, da mesma forma que atuam os estúdios de cinema independentes.

A empresa pretende auferir lucros de uma porcentagem da venda dos jogos eletrônicos. Os criadores dos jogos receberão royalties, desde que os jogos atinjam uma meta determinada de comercialização.

O novo empreendimento está sendo criado no momento em que a indústria de games deve começar a atravessar um ciclo de crescimento sem precedentes. As três maiores empresas de videogames dos Estados Unidos tiveram vendas recordes de US$ 714,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 45% em relação ao ano passado.

Investidores, analistas e até mesmo companhias de mídia começaram a prestar mais atenção a grandes empresas de jogos eletrônicos, uma vez que seus retornos são bem superiores à média do setor de tecnologia e mídia.

Segundo o CEG, uma das metas da companhia é estimular a produção de games mais inovadores, não só para o Xbox, da Microsoft, mas também para micros, para o PlayStation 2, da Sony, e para o GameCube, da Nintendo. O primeiro acordo de produção será firmado com a Sega.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca