Reuters
11/05/2002 - 09h27

Britânicos exigem respostas para descarrilamento de trem

da Reuters, em Potters Bar (Inglaterra)

Britânicos revoltados com o quinto acidente ferroviário fatal na Inglaterra em poucos anos questionaram no sábado como os padrões de segurança não impediram que um trem de passageiros descarrilasse, matando sete pessoas e ferindo várias outras ontem.

Segundo autoridades, o acidente, ocorrido na estação Potters Bar, ao norte de Londres, deixou também pelo menos seis pessoas seriamente feridas e 75 levemente.

O acidente renovou os temores dos britânicos de que padrões de segurança do terceiro mundo prejudicaram a movimentada rede ferroviária de uma das nações mais ricas do mundo.

Reuters
Equipes tentam descobrir causas do acidente matou sete no norte de Londres


"Como isso pôde acontecer? É muita coisa. As pessoas vão parar de usar trens se isso continuar", disse Ron Tarling, que sofreu cortes na cabeça, causados por destroços que saíram voando do trem enquanto ele dirigia seu carro embaixo de uma ponte onde a composição descarrilou.

A Polícia e autoridades desconhecem as causas do descarrilamento, mas afirmaram que peritos vão continuar a trabalhar no local do acidente.

Especialistas em transporte ferroviário disseram que pontos defeituosos ou lixo na linha podem ser a causa mais provável para o descarrilamento.

O secretário dos Transportes, Stephen Byers, agiu cautelosamente para evitar o medo do público ao afirmar que viajar de trem é ainda a forma mais segura de transporte e prometeu uma investigação completa.

O trem de passageiros descarrilou e bateu hoje na estação da cidade de Potters Bar, no condado de Hertfordshire (19 km ao norte de Londres). O trem de quatro vagões, da West Anglia Great Northern, saiu da estação de Kings Cross, na região central de Londres, em direção à estação de King's Lynn, em Nortfolk (leste da Inglaterra), às 12h45 (8h45 em Brasília). De acordo com a polícia, o acidente aconteceu por volta das 12h55 (8h45 em Brasília).

Ainda ontem, dois trens urbanos se chocaram na estação Hackescher Markt, na antiga Berlim Oriental (Alemanha).

No acidente, oito pessoas ficaram levemente feridas, a maioria com cortes causados por pedaços de vidro quebrado.

O acidente ocorreu quando um trem se chocou contra a traseira de outro que estava parado na estação , de acordo com Ingo Priegnitz, porta-voz da ferrovia local.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca