Reuters
13/05/2002 - 14h42

Paquistão planeja manobras militares conjuntas com os EUA

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O Paquistão disse hoje que planeja realizar exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos, da mesma forma que já é feito por sua rival Índia.

A Índia e soldados norte-americanos lançaram no sábado (11) seu maior exercício militar conjunto dos últimos quase 40 anos, marcando mais um passo no estreitamento de relações entre as duas maiores democracias do mundo que ficaram de lados opostos durante a Guerra Fria.

"Estamos cientes daqueles exercícios e a própria cooperação militar do Paquistão e sua relação com os EUA é independente daquela de qualquer outro país", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Aziz Ahmed Khan.

Cerca de um milhão de soldados estão colocados em ambos os lados da fronteira entre Índia e Paquistão, aumentando o medo de uma quarta guerra entre os dois vizinhos.

Os EUA suspenderam relações militares com a Índia e o Paquistão após os dois terem conduzido testes nucleares em 1998, mas retomou-as, especialmente depois dos países terem apoiado as forças norte-americanas no Afeganistão.

O Paquistão foi aliado dos EUA durante a Guerra Fria, quando a Índia era aliada da União Soviética, mas nos últimos meses Nova Déli tem continuamente buscado construir seus laços com Washington.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca