Reuters
13/05/2002 - 17h36

Cannes se prepara para seu festival anual de cinema

da Reuters, em Cannes

A cidade de Cannes, na Riviera Francesa, prepara-se para o início de seu festival anual de cinema. Atores, diretores, distribuidores, jornalistas e profissionais de diversas áreas já começaram a chegar à cidade para o ciclo de exibição de filmes e coletivas de imprensa que fazem do Festival de Cannes um dos mais importantes do cinema mundial.

O evento, que vai acontecer entre 15 e 26 de maio, vai reunir nomes como os dos diretores britânicos Mike Leigh e Ken Loach, o português Manoel de Oliveira e o israelense Amos Gitai, que estão entre os cineastas que vão concorrer à Palma de Ouro este ano.

Entre os atores que também deverão marcar presença no festival estão Leonardo DiCaprio, Cameron Diaz, Woody Allen, Jack Nicholson e Ralph Fiennes.

Para cineastas jovens, o festival tem se tornado uma excelente vitrine. No ano passado, o diretor bósnio Danis Tanovic, praticamente desconhecido até participar do festival, onde apresentou "Terra de Ninguém", teve seu trabalho divulgado e conhecido e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. "Desde 12 de maio de 2001, o dia em que meu filme foi exibido em Cannes, minha vida mudou", disse Tanovic.

Para outros, o festival pode ser uma aposta arriscada. Se os filmes forem mal recebidos pelos críticos de cinema reunidos em Cannes, é praticamente certo que irão fracassar nas bilheterias. Pensando nisso, muitos estúdios de Hollywood preferem exibir suas produções fora da competição.

Entre os filmes que serão vistos em Cannes nessa condição, estão "Murder By Numbers", de Barbet Schroeder, estrelado por Sandra Bullock, e o animado "Spirit", do estúdio DreamWorks, de Steven Spielberg. Mas, a julgar pelo júri, o grande vencedor do festival este ano poderá ser alguma produção totalmente fora do comum.

Presidido pelo diretor David Lynch, o júri inclui cinco outros diretores, além das atrizes Sharon Stone e Michelle Yeoh.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca