Reuters
15/05/2002 - 08h23

Iraque continua a exportar petróleo sob atuais regras da ONU

da Reuters, em Dubai

O Iraque continua exportando petróleo sob a atual fase do acordo da ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê a troca do produto por alimentos, mas aguarda ordens oficiais sobre como proceder com as vendas seguindo um novo acordo, disse hoje uma autoridade iraquiana.

"Ainda estamos exportando petróleo. Nosso governo decidiu retomar as exportações [no dia 8 de maio] e essa fase encerra-se no dia 29 de maio", disse a autoridade, que pediu para não ser identificada. "A decisão da ONU foi tomada na noite passada e nós ainda não ouvimos nada do nosso governo."

O Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem a maior revisão das sanções contra o Iraque dos últimos anos, visando a acelerar a entrega de bens civis à população de modo geral, mas mantendo vetos sobre bens militares.

Incluída nesta medida está uma extensão de 180 dias do programa petróleo-por-comida, que permite ao Iraque exportar o produto em troca de ajuda humanitária, apesar das sanções de 12 anos.

Bagdá havia suspendido as exportações de petróleo de 8 de abril a 8 de maio, em protesto contra a ocupação de Israel na Cisjordânia.

Leia mais:
  •  ONU aprova revisão de sanções contra o Iraque

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca