Reuters
15/05/2002 - 21h15

Aquecimento global pode reduzir enchentes em Veneza

da Reuters, em Londres

O aquecimento global ameaça causar uma grande transformação dos padrões climáticos do planeta, mas esta pode ser uma boa notícia para a cidade de Veneza, que está lentamente submergindo.

A histórica cidade está vulnerável ao aumento do volume de água, mas cientistas britânicos descobriram que a mudança climática global poderá reduzir o risco de enchentes.

De acordo com Trevor Davies, da Universidade do Leste de Anglia, o aquecimento global está mudando os padrões do tempo locais de um modo que contraria os piores efeitos do aumento do nível do mar ao redor de Veneza, disse à revista "New Scientist".

Davies e sua colega Isabel Trigo, que estudou como o clima local provoca as enchentes, descobriram que as mudanças na temperatura alteraram os padrões climáticos e enfraqueceram tempestades no Mediterrâneo, o que poderá acabar com os riscos de a cidade ser inundada.

Temores de que a construção de uma série de barreiras para proteção de Veneza das enchentes poderia danificar o ambiente também podem estar errados.

Moradores e ambientalistas estão preocupados que as barreiras possam permitir o aumento do mau cheiro dos esgotos que são jogados dentro dos canais, mas cientistas italianos disseram que deixar os diques abertos por apenas algumas horas poderá acabar com a maior parte do problema.

"Medidas do aumento do volume de água nos mares que cercam a cidade sugerem que a construção das barreiras para conter as águas não trará as graves consequências que muitos temem", disse o pesquisador.

O Greenpeace e outros grupos ambientalistas condenaram os planos de construção de barreiras e disseram que elas podem arruinar o já delicado equilíbrio ecológico da região.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca