Reuters
16/05/2002 - 12h53

Joe Kraus: gravação de CDs no computador demanda novas leis

da Reuters, em São Francisco (EUA)

Em breve, se você quiser escolher suas canções favoritas para colocar em um CD, vai precisar de muito mais do que um drive sofisticado em seu micro —você vai precisar de uma lei nova.

Pelo menos esse é o jeito que Joe Kraus, pioneiro da internet, enxerga a realidade. Kraus propôs um compêndio de leis para que os consumidores possam copiar música e programas de TV legalmente, da mesma forma que têm feito há décadas com fitas de áudio e vídeo.

A música digital é tão fácil de copiar que gerou pirataria em níveis inéditos, e uma onda de leis e normas que visam detê-la, muitas delas agora tramitando no Congresso dos Estados Unidos.

"Os consumidores estão de fato perdendo esses direitos rapidamente e sem estardalhaço", disse Kraus, fundador do portal Excite.com. Ele agora trabalha em tempo integral para o DigitalConsumer.org, um grupo de defesa dos direitos do consumidor on-line.

"Todos nós estamos habituados a gravar fitas ou emprestar livros para amigos. Todas essas coisas que estamos acostumados a fazer estão prestes a acabar", disse Kraus.

Anos depois da estréia do programa de troca de música Napster —e bem depois da Justiça ordenar seu fechamento—, a prática de "queimar" CDs está se tornando cada vez mais comum.

A fabricante de computadores pessoais Gateway comercializa metade de suas máquinas com drives para gravação de CDs, que possibilitam a criação de CDs personalizados com qualidade perfeita.

A prática é legítima, como citar o trecho de um livro em uma resenha, e não exige pagamento de direitos autorais.

Mas, conforme as cópias perfeitas se tornam cada vez mais simples, os produtores de conteúdo e detentores de direitos autorais estão fazendo de tudo para coibi-la, com uso de novas tecnologias.

A indústria de entretenimento afirma que as pessoas podem fazer cópias de uso pessoal, mas tudo tem limite. Enquanto isso, o setor de informática prefere não opinar, dizendo que o consumidor tem que decidir por si próprio.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca