Reuters
18/05/2001 - 20h39

Para chamar a atenção em Cannes até nudez vale

da Reuters, em Cannes

Desde a nudez frontal até lutas com pombas mortas -os cineastas tentam de tudo para conseguir que seus filmes sejam notados no festival de Cannes.

Enquanto a mídia se volta aos astros e estrelas que percorrem o tapete vermelho, diretores e atores nos bastidores lutam freneticamente para vender seus trabalhos aos pesos-pesados do cinema que anualmente se deslocam para esta cidade na Riviera francesa.

"Cannes não é mágica, é apenas um mercado", disse o ator britânico Ian McKellen, que está na cidade para promover seu projeto mais recente: a trilogia do "Senhor dos Anéis".

Mas nem todo o mundo dispõe do poder de Hollywood para lhe ajudar a gerar interesse, e às vezes é preciso recorrer a medidas drásticas para ser notado.

Para promover seu filme "Naked Again" (Nu Outra Vez), os irmãos cineastas suecos Torkel e Marten Knutsson correram nus ao longo da avenida de beira-mar de Cannes.

Outro filme sueco também chamou a atenção graças a quatro beldades loiras que percorreram as calçadas de Cannes com pouca roupa para promover "Never Say ... Never Mind", filme de ação ao estilo de "As Panteras" na qual atuam e que ainda não encontrou distribuidor.

Apesar de nenhum filme britânico estar incluído na venerável competição oficial, os responsáveis por filmes britânicos interessados em distribuir seus trabalhos inundaram a famosa avenida La Croisette, oferecendo uma gama de produções de baixo custo.

Os atores de "24 Hour Party People", de Michael Winterbottom, que conta a história do cenário musical de Manchester, atacaram uns aos outros com pombas mortas num píer de hotel, provocando consternação entre as pessoas que jantavam ao lado. Seguranças entraram em ação, e, em meio ao caos resultante, o ator Danny Cunningham sofreu um corte na cabeça. Mas pelo menos garantiu que o filme será comentado.

Um pouco adiante, o diretor australiano Jeremy Weinstein caminhava no meio da multidão usando um cartaz que fazia propaganda de seu curta "Looking for Harvey", que acompanha seus esforços para encontrar seu xará, o magnata da Miramax Harvey Weinstein.

Para a revista de cinema Moving Pictures, essa foi "a promoção de mais baixo orçamento da história de Cannes".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca