Reuters
17/05/2002 - 09h15

Em entrevista a jornal, mulá Omar diz que Bin Laden está vivo

da Reuters, em Dubai (Emirados Árabes Unidos)

O homem mais procurado do mundo, Osama bin Laden, continua vivo, afirmou um outro fugitivo, mulá Mohamad Omar, em declarações publicadas hoje pelo jornal árabe "Ashraq Al Awsat".

"O xeque Osama continua vivo, graça a Deus, e isso deixa Bush [presidente dos EUA, George W. Bush] aflito, já que ele prometeu matar Osama sem saber que a vida está nas mãos de Deus", afirmou.

A entrevista foi realizada no Afeganistão por meio de um assessor do líder do Taleban, disse o jornal, que não publicou nenhuma foto recente de Omar.

A publicação não revelou a data em que foi realizada a entrevista e afirmou que o artigo seria publicado também no site oficial do Taleban, cujo endereço não forneceu.

O governo norte-americano acusa Bin Laden, ativista de origem saudita, e a rede Al Qaeda, chefiada por ele, de serem os responsáveis pelos ataques terroristas contra as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington, em 11 de setembro. Na agressão, foram mortas cerca de 3.000 pessoas. O Taleban deu abrigo a Bin Laden e a seus seguidores.

O mulá Omar, que, segundo o jornal, se esconderia nas montanhas do Afeganistão, advertiu que a guerra realizada pelos EUA no país não havia terminado e que "o fogo dela chegará à Casa Branca, o quartel-general da injustiça e da tirania".

"O futuro da América no Afeganistão é o fogo, o inferno e certa quantidade de perdas, como aconteceu já com a União Soviética e com os ocupantes britânicos", declarou.

A campanha militar norte-americana iniciada em outubro contra Bin Laden e o Taleban terminou com o governo do movimento no Afeganistão, onde se instalou uma liderança interina receptiva ao Ocidente.


Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca