Reuters
17/05/2002 - 15h42

Reuters usará Linux para novo serviço de notícias

da Reuters, em São Francisco (EUA)

A agência de notícias Reuters vai desenvolver um novo serviço de informações baseado no sistema operacional Linux em parceria com Red Hat, Hewlett-Packard e Intel.

O software será utilizado para acesso à informação em tempo real para instituições financeiras e corretoras. A opção pelo sistema de código-fonte aberto, segundo a companhia, trará mais eficiência e um custo menor.

"O Linux está se tornando uma força na indústria de serviços financeiros", afirmou Michael Evans, chefe de desenvolvimento da Red Hat, empresa distribuidora do Linux. A HP espera que a aliança gere mais de US$ 200 milhões em vendas em três ou cinco anos.

Uma versão inicial do software de informações baseado em Linux, que será chamado de Reuters Market Data System, deve estar pronto para testes no terceiro trimestre.

As instituições financeiras geralmente compram o software —que funciona como um terminal para visualização de cotações, notícias e gráficos— e pagam uma assinatura mensal pelo conteúdo.

O interesse de bancos e outras instituições pelo Linux vem aumentando. Mais recentemente, as empresas estão considerando trocar o sistema operacional de servidores e PCs que rodam operações cruciais.

O motivo, em grande parte, é a perspectiva de corte de gastos. Nesse mercado, o Linux concorre diretamente com os produtos da Sun Microsystems, que usam principalmente o sistema Unix.

Em fevereiro, a Sun anunciou que iria estender o suporte a produtos Linux e lançar uma nova linha de servidores equipados com esse sistema operacional.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca