Reuters
21/05/2002 - 16h50

George Lucas elogia cinema digital, mas alerta para pirataria

da Reuters, em Cannes

O diretor George Lucas, criador da saga "Guerra nas Estrelas", anda promovendo as maravilhas do cinema digital, um processo que pode revolucionar a indústria cinematográfica -desde que se consiga combater a pirataria de filmes.

Este ano, o público do Festival de Cinema de Cannes está assistindo a uma verdadeira "festa'' digital, cujas principais estrelas são "Guerras nas Estrelas - Episódio 2: O Ataque dos Clones" e o desenho animado "Spirit", da DreamWorks.

A relativamente nova tecnologia trata o vídeo e o áudio como informações digitais, que podem ser armazenadas, manipuladas e transmitidas eletronicamente, como quaisquer outros dados de computador.

Quatro dos 22 filmes que estão competindo pela Palma de Ouro de 2002 foram rodados em câmeras digitais e podem ser vistos em dois cinemas especiais erguidos em Cannes.

Quase uma dúzia de diretores se reuniram durante o festival para discutir as vantagens da novidade, e George Lucas, que vem atuando praticamente como porta-voz da mais recente forma de fazer filmes, elogiou seus méritos.

"O trabalho digital democratiza o cinema", disse o diretor, cujo "O Ataque dos Clones" já arrecadou US$ 116 milhões de bilheteria desde sua estréia, na semana passada.

O baixo custo e alta qualidade das câmeras transforma qualquer pessoa em cineasta. O fato de que as imagens podem ser vistas e editadas quase imediatamente barateou e acelerou a etapa da pós-produção.

Piratas x espreita

Mas existe um fator que preocupa profundamente os diretores e executivos, desesperados para proteger o valor artístico e financeiro de seu investimento: é a pirataria, que só vem crescendo desde o advento da tecnologia digital.

O pirata pode facilmente levar uma câmera de vídeo minúscula para o cinema e filmar um longa-metragem que está sendo exibido, para depois descarregar a cópia ilegal na internet.

Na semana passada, depois da estréia de "Ataque dos Clones" em Los Angeles, os jornais publicaram a notícia de que cópias pirateadas da produção já estariam disponíveis na rede.

Divirta-se com o Quiz do Almanaque "Guerra nas Estrelas"
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca