Reuters
21/05/2002 - 18h35

EUA anunciam retomada de ajuda econômica para a Iugoslávia

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos anunciaram hoje o fim do congelamento da ajuda econômica à Iugoslávia, suspensa em 31 de março por causa da falta de cooperação de Belgrado com o tribunal de crimes de guerra da ONU.

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse que aprovou a retomada da ajuda, muito importante para a recuperação do país devastado pela guerra.

"Nesta manhã, assinei a certificação requerida pela lei dos EUA de que recebemos a cooperação necessária das autoridades em Belgrado com respeito ao Tribunal Criminal Internacional para a Iugoslávia", disse.

O anúncio de Powell refere-se a US$ 40 milhões em ajuda bilateral. Mas o mais importante será o apoio de Washington a Belgrado nos organismos internacionais de empréstimos.

Powell fez as declarações em Washington após encontrar-se com Zoran Djindjic, primeiro-ministro da Sérvia, a mais importante república do que restou da antiga Iugoslávia, e com o ministro das Relações Exteriores iugoslavo, Goran Svilanovic.

Para Svilanovic, este é o "reconhecimento do que fizemos no último ano e meio".

Djindjic e Svilanovic são reformistas que assumiram o governo depois da deposição de Slobodan Milosevic, em 2000. O ex-presidente está sendo julgado no tribunal da ONU em Haia.

Powell disse ter atuado "com base em novas leis aprovadas em Belgrado, rendições voluntárias e indiciamentos contra aqueles que permanecem ao largo da jurisdição do tribunal".

Leia mais no especial Bálcãs

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca