Reuters
21/05/2002 - 21h15

Pesquisa mostra insatisfação com serviço da AOL nos EUA

da Reuters, em Nova York (EUA)

Estudo feito pela empresa de investimentos e pesquisa ChangeWave com clientes e ex-assinantes da America Online mostra que 40% estão insatisfeitos com o serviço do maior provedor de acesso à internet do mundo.

O relatório da ChangeWave afirma que os resultados da pesquisa mostram uma "hemorragia séria e em curso na base de assinantes de internet da AOL".

"Entre os membros da AOL que a usam como provedor de acesso à internet, dois a cada cinco estão insatisfeitos —a taxa mais negativa entre os principais provedores pesquisados", de acordo com a ChangeWave.

A divulgação do estudo vem em um momento em que executivos da AOL Time Warner lutam para revigorar os negócios on-line do grupo, em meio à dificuldades para conquistar novos assinantes e crise na publicidade online.

"Nós estamos muito confiantes, baseados em nossas próprias estimativas, de que essa pesquisa é absolutamente sem sentido e não pode ser considerada verdadeira", afirmou uma porta-voz da AOL.

Entre os 402 entrevistados pela ChangeWave, 73% ainda assinavam os serviços da AOL e os outros 27% deixaram o provedor no último ano.

Cerca de 40% disseram que estavam insatisfeitos com a marca, o serviço e o atendimento ao cliente. Alguns também disseram considerar o preço de US$ 23,90 do serviço alto, de acordo com a pesquisa.

Apesar disso, oito por cento disseram que mantêm a assinatura da AOL pelo conteúdo do provedor, que tem sido ampliado com materiais da CNN e da revista People, após a fusão entre AOL e Time Warner.

"Nós fizemos mais de cem estudos e relatórios desde o final de 2000 e essa pesquisa é a mais impressionante, e negativa, resposta à companhia ou tecnologia que já vimos", disse em nota o diretor da ChangeWave Michael Shulman.

A ChangeWave disse ainda que a situação vai piorar com a migração dos internautas para serviços de Internet em banda larga.

"Com quase metade de todos os usuários que querem acesso em banda larga comprometidos em deixar a AOL, a empresa está enfrentando de 10% a 25% de queda em sua base de clientes por ano", afirma o relatório da ChangeWave.

O novo presidente da AOL Time Warner, Richard Parsons, está empenhado em impulsionar os negócios de internet do grupo, que são prioridade para a companhia.

As ações da AOL Time Warner fecharam em queda de 4,13% nesta terça-feira, cotadas a US$ 18,58.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca