Reuters
21/05/2002 - 22h31

Mãe pede clemência por assassino do filho

da Reuters, em Austin (EUA)

A norte-americana Lana Morris pediu hoje clemência pelo assassino de seu filho, condenado à morte pelo governo do Estado do Texas, nos Estados Unidos. No entanto, o pedido foi rejeitado hoje pela Comissão de Perdões e Liberdade Condicional do Texas.

A comissão votou por nove a oito contra a mudança da pena de morte de Johnny Joe Martinez, 29, para prisão perpétua e por 12 a cinco contra o adiamento da execução em 180 dias. Ele deve receber uma injeção letal amanhã.

"Não há 'se' ou 'mas' sobre isso", disse o presidente da comissão, Gerald Garrett.

Martinez foi condenado pelo assassinato de Clay Peterson, 20, durante um assalto a uma loja de conveniência na cidade Corpus Christi, Texas, em 15 de julho de 1993. Ele conseguiu US$ 25,65 depois de esfaquear Peterson dez vezes com um canivete. A vítima trabalhava como caixa no local.

A mãe de Peterson, Lana, visitou o assassino no corredor da morte em Livingston, Texas, no início deste mês e convenceu-se de que Martinez estava arrependido do assassinato e que não representa mais um perigo à sociedade. Ele perguntou se ela poderia escrever uma carta pedindo clemência e ela concordou.

"Por favor, não façam com que outra mãe perca seu filho para o assassinato sem necessidade", escreveu Morris à comissão. "Não existem dúvidas em minha mente que executar o senhor Martinez será um duplo crime contra a sociedade."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca