Reuters
22/05/2002 - 08h47

American Airlines ganha disputa por vôos entre EUA e Buenos Aires

da Reuters

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos encerrou ontem uma grande polêmica do setor aéreo ao outorgar direitos à American Airlines de lançamento de um novo serviço dos EUA à Argentina por dois anos.

A American, controlada pela AMR Corp., espera começar a voar em novembro de Dallas até Buenos Aires, ida e volta, sete vezes por semana.

A Continental Airlines inicialmente ganhou a autorização para operar a rota, mas atrasou em um ano o início do serviço de Newark, Nova Jersey, argumentando que não teria retorno suficiente por causa da crise econômica argentina, cuja economia não cresce desde 1998.

O Departamento de Transportes acabou então negando a autorização da Continental e decidiu oferecer a rota a outras companhias.

Os ataques de 11 de setembro forçaram o órgão a tomar a decisão, num momento em que a indústria aérea sofria grandes perdas.

Com as viagens começando a ganhar fôlego na aproximação das férias de verão, o governo norte-americano decidiu avançar com o compromisso de criar a rota. Negou à American seu pedido de autorização permanente, mas ofereceu em contrapartida uma concessão por dois anos.

A American foi a única companhia a oferecer uma data certa para o início das operações da rota para a Argentina.

A autorização temporária oferece à indústria mais tempo para se recuperar e a outras companhias aéreas, como Delta Airlines Inc, Continental Airlines Inc. e UAL Corp., unidade da American Airlines, outra oportunidade para ganhar as rotas de forma permanente.

O governo norte-americano espera realizar outra rodada de ofertas até o final de 2003 ou em 2004.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca