Reuters
20/05/2001 - 18h04

Sharon diz que pode usar toda força militar para defender Israel

da Reuters, em Jerusalém

O premiê israelense, Ariel Sharon, advertiu hoje que faria uso dos meios militares que fossem necessários contra os palestinos, rebatendo as críticas internacionais por ter usado aviões de combate em represália a um atentado suicida.

"Faremos o que for necessário e usaremos todos os meios ao nosso alcance para proteger os cidadãos israelenses", declarou Sharon em uma entrevista para o jornal israelense "Yedioth Ahronoth".

Em novos incidentes violentos, tanques israelenses dispararam hoje três projéteis contra a casa do chefe de segurança preventiva da Cisjordânia, Jibril Rajoub. Os palestinos acusaram Israel de tentar assassiná-lo.

Reuters - 30.out.2000
Ariel Sharon, primeiro-ministro de Israel
Um funcionário da segurança palestina disse que Rajoub dormia em sua casa, na cidade de Ramallah, quando os tanques explodiram sua residência. Rajoub e sua família saíram ilesos do ataque, mas três de seus guarda-costas ficaram feridos, disse o funcionário.

Em outro incidente, um franco-atirador palestino feriu um soldado israelense que vigiava um assentamento de colonos judeus perto de Ramallah, dando início a um tiroteio, disse o exército israelense.

Fontes hospitalares disseram que cinco palestinos ficaram feridos na troca de tiros. Seis pessoas, inclusive o terrorista suicida do grupo palestino Hamas, morreram na sexta-feira (18) com a explosão de uma bomba em um shopping center da cidade israelense de Netanya.

Horas mais tarde, aviões israelense F-16 bombardearam escritórios de segurança palestina na Cisjordânia e na faixa de Gaza, matando pelo menos 12 policiais palestinos.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca