Reuters
23/05/2002 - 10h12

Capital do Paquistão faz preparativos de guerra

da Reuters, em Islamabad

Autoridades de Islamabad (Paquistão) receberam ordens para abandonar planos de viagem e se concentrar em preparações de emergência em caso de guerra com a Índia, informou a mídia oficial hoje.

A agência de notícias estatal "APP" afirmou que todos os voluntários civis de defesa na cidade e áreas próximas foram chamados, enquanto bombeiros, exercícios de primeiros socorros e resgate estão sendo combinados.



"Todos os departamentos e ministérios foram instruídos para atualizar seus planos de emergência imediatamente para lidar com quaisquer situações inesperadas", disse a "APP", depois de uma reunião convocada pelo chefe da força de defesa civil.

"Ficou decidido na reunião que nenhuma autoridade da Administração do Território da capital Islamabad deixaria seu posto sem consentimento prévio", acrescentou a agência.

Um comitê municipal tem instruções de garantir suprimento de comida e combustível para a cidade, a sede do governo federal neste país muçulmano de 140 milhões de habitantes.

Paquistão e Índia, rivais com poderio nuclear, estão à beira de uma guerra depois que a tensão entre os dois país se intensificou com um ataque na semana passada em um acampamento militar indiano na Caxemira, quando mais de 30 pessoas morreram. A Índia culpa militantes sediados no Paquistão pelo ataque.

Hoje, no entanto, ao ser perguntado sobre o risco de "nuvens" de guerra estarem se formando, o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, moderou o tom. "Eu disse...o céu está limpo. Mas às vezes um raio pode acontecer mesmo quando o céu está limpo", afirmou.

"Espero que não haja nenhum raio", acrescentou.

Ontem, o premiê dissera a soldados que havia chegado o momento da "luta decisiva".

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca