Reuters
23/05/2002 - 18h46

Venezuelanos são identificados entre guerrilheiros das Farc

da Reuters, em Bogotá

Quatro guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), mortos em combate com o Exército colombiano, foram identificados como venezuelanos.

"Eu pessoalmente vi a identidade de quatro venezuelanos entre os mortos", disse o general do Exército Gabriel Ramón Diaz.

Os guerrilheiros morreram na terça-feira (21), durante combates com militares na cidade de Riohacha, no noroeste do Departamento (Estado) de La Guajira, na Colômbia. O combate ocorreu enquanto o Exército resgatava uma venezuelana, sequestrada em 15 de abril, e pela qual as Farc pediam um resgate de US$ 10 milhões.

Embora as Farc usem frequentemente o sequestro como uma forma de financiar a guerrilha - que já dura 38 anos -, a revelação da nacionalidade dos quatro rebeldes indica que a guerrilha já estendeu-se para o país vizinho.

As relações entre a Colômbia e a Venezuela foram estremecidas recentemente com acusações de que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, seria simpatizante das Farc. Chávez, um ex-paraquedista de esquerda, negou as acusações do Exército colombiano de que as Farc montaram campos de treinamento na Venezuela, país que compartilha 2.200 quilômetros de fronteira com a Colômbia.

Houve outros casos nos quais estrangeiros foram encontrados lutando na guerra civil colombiana. No final da década de 90, um chileno e um argentino que lutavam com o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo inspirado na revolução cubana, foram mortos durante uma batalha.

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais no especial Venezuela
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca