Reuters
23/05/2002 - 19h23

Padre indiano é acusado de abusar de criança em Nova York

da Reuters, em Nova York

O padre indiano Francis X. Nelson, 38, foi acusado hoje de ter abusado sexualmente de uma menina de 12 anos na casa dela, em 1999, em Nova York (EUA).

Ele se apresentou à polícia e foi imediatamente afastado de suas funções por seus superiores católicos, preocupados com os recentes escândalos de abuso sexual envolvendo a Igreja Católica nos Estados Unidos. Nelson trabalha na paróquia de São Carlos Borromeo, em Manhattan.

As acusações de abuso sexual e de pôr em risco o bem-estar de uma criança foram enquadradas como contravenções e podem render ao padre um ano de cadeia. Ele se declarou inocente e foi libertado, mas teve seu passaporte retido. A Justiça determinou proteção especial à menina durante seis meses.

A crise da Igreja norte-americana começou em janeiro, quando a Justiça divulgou que o arcebispo de Boston, cardeal Bernard Law, manteve padres de sua diocese trabalhando, mesmo após saber de acusações de pedofilia contra eles. Outros escândalos foram tomando corpo, o que levou o papa João Paulo 2º a convocar uma reunião sobre o assunto no mês passado.

Hoje, o Ministério Público informou à Justiça que Nelson visitou a menina em sua casa, no Brooklyn, em maio de 1999, sob o pretexto de ver a avó dela, que estava doente. "Ele pôs a menina em seu colo, colocou a mão sob seu sutiã e esfregou seu pênis contra as nádegas dela", disse o promotor Rhonnie Jaus.

A arquidiocese de Nova York, à qual Nelson é ligado, disse que está cooperando com a investigação. "Ontem, a arquidiocese tomou conhecimento pela primeira vez de uma queixa contra o padre Nelson, anterior a sua chegada à arquidiocese de Nova York", disse um porta-voz. Na época, ele era pároco da igreja de Santa Maria Stella Maris, da diocese do Brooklyn.

A arquidiocese de Nova York disse que recebeu a informação da própria diocese do Brooklyn, que no mês passado entregou a promotores informações sobre mais de 30 padres suspeitos de abusar de menores nos últimos 20 anos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca