Reuters
23/05/2002 - 19h50

Venezuelanos pedem novamente renúncia de Chávez em Caracas

da Reuters, em Caracas

Dezenas de milhares de pessoas fizeram uma passeata hoje em Caracas, capital da Venezuela, pedindo a renúncia do presidente Hugo Chávez, 47. A passeata lembrou outra, feita em 11 de abril, que provocou a retirada de Chávez do poder por 48 horas.

Os manifestantes também pediram a saída do procurador-geral da República, Isaías Rodríguez, acusando-o de atrapalhar as investigações sobre a repressão aos protestos de abril, quando cerca de 60 pessoas morreram.

As ruas da capital venezuelana voltaram, pela terceira vez em um mês e meio, a abrigar slogans como "falta pouco para o louco (cair)", em referência a Chávez, e "não temos medo, aqui estamos de novo".

A passeata foi até a sede da Procuradoria Geral da República, onde um grupo entregou a Rodríguez um abaixo-assinado com mais de 3 milhões de assinaturas pedindo sua renúncia. Mas o procurador-geral disse para uma rádio local que não pensa em pedir demissão.

Chávez, um tenente-coronel aposentado, negou qualquer responsabilidade pelas mortes de 11 de abril. Foi com esse pretexto que os militares o derrubaram do poder, mas o golpe fracassou e Chávez retomou o cargo.

Leia mais no especial Venezuela
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca