Empresa quer usar rede de TV digital para games nos EUA
da Reuters, em Los Angeles (EUA)A iBlast, empresa apoiada por acionistas de grandes emissoras de televisão dos EUA, vai lançar um serviço que permite a distribuição de games e outros conteúdos para computadores através de frequências de TV digital que não são usadas.
A iBlast, companhia fundada em 1999, vai usar frequência de televisão digital não utilizada em grandes cidades norte-americanas para entregar conteúdo para PCs com velocidades de até 19 Mbps. Como comparação, uma conexão à internet em banda larga via cabo de TV convencional permite taxas de transmissão de até 2 Mbps.
O serviço, batizado de iBlast Games, será lançado comercialmente em 25 de julho em Los Angeles e será oferecido a usuários que trafegam mais de 4 MB de dados por mês, com taxas de US$ 4,99 a US$ 9,99. O hardware de conexão vai custar entre US$ 99 e US$ 199, incluindo uma antena para TV digital e um dispositivo receptor.
"Os games foram a primeira coisa em que pensamos", disse o vice-presidente da rede de distribuição da iBlast, Dan Kendall.
Muitas empresas lançaram serviços de transmissão de dados nos últimos anos utilizando os vários bits de frequência ociosos e espectros de satélite para alta velocidade disponíveis para serviços de envio de dados, incluindo filmes, shows televisivos e pacotes de software.
Por enquanto, a tecnologia da iBlast poderá ser usada em PCs com Windows ou Linux, além dos computadores Macintosh, da Apple.
Depois de Los Angeles, a iBlast pretende oferecer o serviço em Atlanta e Washington, atingindo até sete cidades norte-americanas no final do ano.
A indústria norte-americana de videogame movimentou mais de nove bilhões de dólares no ano passado, número que deve aumentar este ano.
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