Reuters
24/05/2002 - 16h32

Empresa quer usar rede de TV digital para games nos EUA

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

A iBlast, empresa apoiada por acionistas de grandes emissoras de televisão dos EUA, vai lançar um serviço que permite a distribuição de games e outros conteúdos para computadores através de frequências de TV digital que não são usadas.

A iBlast, companhia fundada em 1999, vai usar frequência de televisão digital não utilizada em grandes cidades norte-americanas para entregar conteúdo para PCs com velocidades de até 19 Mbps. Como comparação, uma conexão à internet em banda larga via cabo de TV convencional permite taxas de transmissão de até 2 Mbps.

O serviço, batizado de iBlast Games, será lançado comercialmente em 25 de julho em Los Angeles e será oferecido a usuários que trafegam mais de 4 MB de dados por mês, com taxas de US$ 4,99 a US$ 9,99. O hardware de conexão vai custar entre US$ 99 e US$ 199, incluindo uma antena para TV digital e um dispositivo receptor.

"Os games foram a primeira coisa em que pensamos", disse o vice-presidente da rede de distribuição da iBlast, Dan Kendall.

Muitas empresas lançaram serviços de transmissão de dados nos últimos anos utilizando os vários bits de frequência ociosos e espectros de satélite para alta velocidade disponíveis para serviços de envio de dados, incluindo filmes, shows televisivos e pacotes de software.

Por enquanto, a tecnologia da iBlast poderá ser usada em PCs com Windows ou Linux, além dos computadores Macintosh, da Apple.

Depois de Los Angeles, a iBlast pretende oferecer o serviço em Atlanta e Washington, atingindo até sete cidades norte-americanas no final do ano.

A indústria norte-americana de videogame movimentou mais de nove bilhões de dólares no ano passado, número que deve aumentar este ano.

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