Reuters
24/05/2002 - 22h38

TV de tela grande vende mais e produto pode faltar na Copa

da Reuters

A atual seleção brasileira não é das mais empolgantes e os juros continuam altos, mesmo assim, fabricantes de televisores alertam que a Copa do Mundo está favorecendo a venda de aparelhos de tela grande, o que pode levar até à falta desse produto nas lojas.

Executivos da Philco e da Philips afirmaram nos últimos dias que a demanda pode superar a disponibilidade dos estoques. As vendas de televisores de tela grande rondaram as 50 mil unidades por mês no ano passado, mas devem chegar a entre 70 mil e 90 mil no período da Copa, segundo estimativas dos fabricantes.

``O incremento nas vendas por causa da Copa vai estar mais concentrado nos tamanhos de tela de 29 polegadas para cima'', afirmou o vice-presidente da Philco, Cláudio Vita Filho, a jornalistas. ``A indústria não está preparada para demanda tão grande, e pode faltar produto'', disse.

Fernando Stinchi, diretor da Philips, foi mais adiante e alertou que já há falta de TVs de tela grande, de plasma e projetores de vídeo em algumas lojas.

Varejistas consultados pela Reuters ainda não verificaram essa escassez, mas o diretor comercial da área de televisão do grupo Pão de Açúcar, Ricardo Pieroni, admitiu que alguns concorrentes não se planejaram adequadamente.

``Esse é um problema que acontece em quase toda época de Copa porque há dois tipos de comércio, um que fica esperando o melhor negócio na oportunidade e outro que faz reserva do suprimento adequado'', disse Pieroni.

O executivo, que atende às redes Eletro e Extra, confirmou que o maior crescimento de vendas de aparelhos de 29 polegadas para mais. ``Os preços são bastante competitivos, caíram muito nos últimos 3 ou 4 anos'', acrescentou.

Ele descartou aumento de preços mesmo que haja falta de aparelhos. ``Mas pode ser que uma ou outra tela deixe de ter tanta redução'', comentou.

As Casas Bahia também não constataram até agora falta de televisores de tela grande, que representam apenas 20% das vendas da rede. Os campeões são os aparelhos de 14 e 20 polegadas, segundo assessoria da empresa.

Além da Copa, o fim do racionamento de energia é um estímulo para as vendas de televisores. A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) estima crescimento de 5%, sobre os 4,7 milhões de unidades comercializadas em 2001.

Mas as Casas Bahia já tiveram aumento de 27% nas vendas de TV nos quatro primeiros meses do ano, somando 318 mil unidades. Para o ano todo, a rede espera atingir 1 milhão de unidades.

Pieroni, do grupo Pão de Açúcar, acredita que a receita com venda de televisores será entre 20% e 25% maior este ano. No período da Copa, o crescimento será de 30 a 40% superior na comparação com 2001.
 

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