Reuters
24/05/2002 - 22h22

México torna-se maior santuário de baleias do mundo

da Reuters, na Cidade do México

O México anunciou hoje um acordo feira que transforma o país no maior santuário de baleias do mundo.

O gabinete do presidente mexicano, Vicente Fox, disse que o acordo para a "Área de Refúgio" vai garantir proteção adicional sobre reprodução, crescimento e migração de 39 espécies dos gigantes mamíferos que chegam em águas mexicanas todos os anos.

O acordo foi assinado durante a Comissão Baleeira Internacional (CBI), em Shimonoseki, Japão.

"Nós temos a maior área nacional protegida para baleias do mundo", disse Juan Carlos Cantu, coordenador da campanha de biodiversidade do Greenpeace no México. "Estamos falando de 3 milhões de quilômetros quadrados nos oceanos Pacífico e Atlântico e no Caribe."

Cerca de 17.000 baleias cinzentas chegam ao México todos os anos, sendo que muitas delas usam as águas quentes do país para procriar.

Desde 1933, o México tem sido um ativo interlocutor em fóruns internacionais de proteção das baleias. A cada ano o país estipula penas para a caça aos animais.

"Nenhum mamífero marinho pode ser caçado com propósitos comerciais ou de subsistência", disse o gabinete de Fox em comunicado, acrescentando que somente instituições certificadas poderão capturar baleias para propósitos científicos ou educacionais.

A CBI concluiu hoje uma cúpula anual depois de rejeitar uma tentativa de permissão de caça às baleias por povos nativos e o desejo do Japão em retomar a pesca comercial dos animais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca