Reuters
25/05/2002 - 21h34

Equipes ainda procuram vítimas de acidente de avião em Taiwan

da Reuters, em Penghu (Taiwan)

Equipes de resgate ainda buscavam sobreviventes no mar durante a noite, depois que um Boeing 747-200 com 225 passageiros e tripulantes a bordo caiu em alto mar pouco depois de decolar de Taipei rumo a Hong Kong.

Embarcações da Marinha com poderosos refletores se juntaram a aviões e helicópteros militares na busca por sobreviventes. Numerosas ambulâncias estavam estacionadas no porto pesqueiro de Penghu, onde se empilhavam grande quantidade de sacos amarelos vazios para os corpos.

Embarcações de resgate recuperaram seis corpos que flutuavam próximos às ilhas Penghu de Taiwan, também conhecidas como Pescadores, e avistaram uma porta da cabine, salva-vidas e uma mancha de combustível, de acordo com as autoridades.

Um porta-voz do gabinete taiwanês rebateu informações de que haviam sido recuperados mais de cem corpos. Redes de TV disseram depois que mais de cem cadáveres haviam sido vistos em um avião militar que participava da busca.

O chefe dos bombeiros de Penghu disse à Reuters que não estava otimista sobre a recuperação de sobreviventes.

Autoridades de aviação afirmaram que o piloto não havia enviado sinais de preocupação antes que o avião desaparecesse do radar, cerca de 20 minutos depois de decolar com boas condições de tempo, o que provocou a hipótese de uma catástrofe súbita. Há especulações sobre uma explosão no ar.

Entre os objetos recuperados se encontram cartões de visita e uma fotografia.

Em um posto de comando em Penghu, o ministro de Transportes e de Comunicações de Taiwan, Lin Lin-san, disse que as equipes de resgate tinham que aproveitar as primeiras 72 horas após a queda do avião, para tentar achar sobreviventes.

"A recuperação de corpos é lenta porque caiu à noite'', disse um porta-voz da equipe de buscas.

Leia mais no especial Risco no Ar
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca