Reuters
26/05/2002 - 18h20

Roman Polanski vence Palma de Ouro em Cannes

da Reuters, em Cannes

O diretor franco-polonês Roman Polanski ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes hoje por "O Pianista", filme que conta a história de sobrevivência de um homem no gueto de Varsóvia durante a 2a Guerra Mundial.

Foi a primeira vez que Polanski, realizador de clássicos como "Chinatown", "Repulsa ao Sexo" e "O Bebê de Rosemary", conquistou o prêmio máximo do e festival.

"Me sinto honrado e comovido por receber este prêmio de enorme prestígio por um filme que representa a Polônia", disse Polanski.

Nascido na França, de pais judeus, Polanski retornou ainda pequeno à Polônia, onde sua mãe morreu num campo de concentração nazista.

A finlandesa Kati Outinen levou para casa o prêmio de melhor atriz por sua atuação em "O Homem sem Passado", de Aki Kaurismaki, no papel de uma funcionária do Exército da Salvação que se apaixona por um homem que perdeu a memória.

O prêmio de melhor ator ficou com o belga Olivier Gourmet, pelo papel de um marceneiro forçado a suportar uma relação estranha com o adolescente que matou seu filho, em "O Filho".

"O Pianista" foi considerado o melhor filme entre 22 longas de 15 países e de estilos que variaram desde um documentário sobre um massacre numa escola americana até uma comédia sobre o conflito árabe-israelense.

Em sua primeira visita a Cannes, o diretor e ator americano Woody Allen abriu o festival com uma exibição de sua comédia mais recente, "Hollywood Ending".

Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz levaram os fãs à loucura quando compareceram a uma prévia de 20 minutos do épico de Martin Scorsese, "Gangues de Nova York", cuja estréia está prevista para dezembro.

O júri do festival também brilhou. A jurada Sharon Stone foi o centro das atenções depois de sofrer um aneurisma cerebral no ano passado.

Os filmes favoritos da crítica em Cannes foram "Um Homem sem Passado", do diretor finlandês Aki Kaurismaki, e "Intervenção Divina", do palestino Elia Suleiman.

Kaurismaki ganhou o Grande Prêmio, o segundo mais importante depois da Palma de Ouro, e Suleiman ficou com o Prêmio do Júri, um sinal de reconhecimento especial.

Leia mais notícias sobre o Festival de Cannes

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca