Reuters
27/05/2002 - 12h25

Siemens pode desistir de unidades de banda larga nos EUA

da Reuters, em Frankfurt (Alemanha)

A Siemens está reorganizando amplamente sua divisão de redes de telecomunicações e considera vender ou encerrar as deficitárias unidades de banda larga e de equipamentos ópticos nos Estados Unidos.

A empresa alemã já começou a se desfazer de unidades em setores onde a companhia não disputa a liderança de mercado. Na semana passada, a Siemens vendeu a unidade de roteadores Unisphere para a norte-americana Juniper Networks.

Agora a companhia pode descontinuar as divisões de banda larga e de redes ópticas para dar mais fôlego a outras operações, de acordo com analistas.

A única dúvida do mercado é um possível comprador. Uma outra alternativa, segundo os analistas, seria simplesmente encerrar as operações das unidades.

A Siemens, maior empresa de tecnologia da Europa, seguiu muitas de suas concorrentes ao investir em companhias norte-americanas durante o período de euforia da internet, no final da década de 1990. Mas esses negócios têm afundado em crise desde então.

A divisão ICN (Information and Communications Network), por exemplo, gastou mais de US$ 1,5 bilhão na compra da Efficient Networks, fabricante de modems para conexões de banda larga por linha telefônica digital.

"É um mercado difícil de ser lucrativo, há uma intensa pressão sobre o preço e falta de investimentos", disse Sherief Bakr, analista do Merrill Lynch.

Com a desaceleração econômica e a crise do setor de telecomunicações, a Siemens sentiu na pele a queda de demanda e o corte dos gastos corporativos com tecnologia.

Executivos da Siemens já deixaram claro que ainda não terminaram o trabalho de reestruturação da ICN. A divisão teve prejuízo de US$ 792,1 milhões no último ano fiscal.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca