Reuters
27/05/2002 - 15h58

Forças da Índia e Paquistão trocam fogo

da Reuters, em Jammu (Índia)

Uma autoridade da Defesa da Índia disse que tropas indianas e paquistanesas trocaram fogo, de moderado a pesado, hoje, enquanto o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, disse que seu país estava pronto para responder com todas as forças se atacado.

A autoridade da Defesa disse que os dois lados estavam trocando fogos de artilharia, morteiros e de metralhadora em vários pontos da Linha de Controle (LOC) de 1.010 quilômetros que divide os Exércitos dos países que disputam a região da Caxemira.

"Devido aos fogos do Paquistão, três civis, incluindo uma mulher, ficaram feridos", disse a autoridade, que pediu anonimato, descrevendo a troca de fogo como "moderada a pesada".

A autoridade de Defesa disse que os dois lados também estavam trocando tiros de armas de pequeno calibre ao longo da fronteira internacional de 220 quilômetros, que divide o estado de Jammu do Himalaia e a Caxemira, da província paquistanesa de Punjab.

No Paquistão, moradores e autoridades locais disseram que seis paquistaneses foram mortos por morteiros de tropas indianas em vilarejos na fronteira da província de Punjab.

Os países com poder nuclear concentraram mais de 1 milhão de homens ao longo da fronteira desde o ataque de dezembro ao Parlamento indiano, pelo qual Nova Déli responsabiliza militantes da Caxemira com base no Paquistão.

As tensões aumentaram este ano depois de um ataque a um campo do Exército, pelo qual a Índia também culpa militantes baseados no Paquistão.



 

FolhaShop

Digite produto
ou marca