Reuters
27/05/2002 - 17h12

Nintendo sofre com guerra de preços no setor de games

da Reuters, em Tóquio (EUA)

A Nintendo, fabricante japonesa de videogames, anunciou recentemente a troca do comando da empresa, mas sua principal preocupação continua sendo a concorrência de Sony e Microsoft, que estão travando uma guerra de preços.

Para os analistas de mercado, as vendas do console GameCube serão prejudicadas pelos descontos nos preços do PlayStation 2, da Sony, e do Xbox, da Microsoft. Mas a Nintendo tem força na tradição de jogos de sucesso entre os usuários.

Segundo os especialistas, a baixa cotação do iene ampliará o faturamento da Nintendo, mas o crescimento da margem de lucro deverá desacelerar.

A Nintendo reviu, no mês passado, suas previsões de lucro para o período 2001/02, passando de US$ 640 milhões para US$ 880 milhões. A queda da moeda japonesa ampliou as vendas internacionais e aumentou o lucro da companhia.

O jornal de economia e negócios Nihon Keizai Shimbun afirmou, no mês passado, que a Nintendo provavelmente teria vendas de US$ 5,12 bilhões neste ano fiscal, mais do que os US$ 4,4 bilhões previstos anteriormente.

Takashi Oka, analista da Tsubasa Securities, disse esperar novos cortes de preço do GameCube durante este ano, pratica que corroeria os lucros da Nintendo.

Tanto Sony como Microsoft anunciaram corte de um terço nos preços do PlayStation 2 e do Xbox. O setor de videogame lucra mesmo é com a venda de jogos, já que os consoles muitas vezes são vendidos abaixo do preço de custo.

Com os descontos das concorrentes, a Nintendo foi forçada a fazer o mesmo, baixando o GameCube de US$ 199 para US$ 157,90 no mercado japonês.

Os descontos começaram a gerar preocupações do mercado com relação aos lucros da Nintendo, fazendo com que houvesse queda nas ações da companhia. Desde o começo do ano, os papéis da Nintendo já caíram 22%.

Na semana passada, a empresa japonesa anunciou a saída do presidente Hiroshi Yamauchi, de 74 anos, depois de mais de meio século à frente da companhia. Yamauchi liderou a Nintendo em sua meteórica escalada, de uma pequena fabricante numa potência do setor de games.

A Nintendo disse ter vendido 3,8 milhões de unidades do GameCube no Japão e nos EUA no ano passado. O console foi lançado em setembro no Japão e em novembro no mercado norte-americano.

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