Reuters
27/05/2002 - 22h23

Dalai Lama pede calma enquanto Índia e Paquistão trocam farpas

da Reuters, em Wellington (Nova Zelândia)

O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, 66, disse hoje que Índia e Paquistão têm muito em jogo para arriscarem-se em uma guerra pelo território da Caxemira.

Na Nova Zelândia, Dalai Lama disse que a situação entre Índia e Paquistão - onde 1 milhão de soldados foram deslocados para a fronteira em meio ao aumento da tensão - é "muito séria e muito triste".

De acordo com o líder espiritual, ambos precisam reconhecer que seus países e economias estão inextricavelmente ligados. "Isto é mais que 1 bilhão de pessoas - isto é mais importante que um pequeno pedaço de terra." Ele disse que a Índia também precisa lembrar sua reputação e tradição de defender a paz.

"A Índia é minha segunda casa. Estou sempre falando aos meus amigos indianos que a Índia tem uma tradição muito importante de não-violência", disse o líder espiritual, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1989.

Índia e Paquistão trocaram tiros de morteiros, artilharia e de metralhadoras em vários pontos da Linha da Controle (LOC) de 1.010 quilômetros, na Caxemira, depois que o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, disse que seu país estava pronto para responder com força total se fosse atacado.

As hostilidades entre ambos os países vêm crescendo desde dezembro, quando o Parlamento indiano foi atacado por um grupo que Nova Déli acredita ser formado por militantes sediados no Paquistão. Um ataque a um campo do Exército indiano no início deste mês piorou a situação.

Em sua terceira viagem à Nova Zelândia, Dalai Lama irá se reunir com o premiê Jim Anderton, com o ministro de Relações Exteriores, Phil Goff, e com o líder do principal partido de oposição, Partido Nacional, Bill English.

Reverenciado pelos tibetanos como a última reencarnação de uma longa série de reis budistas, Dalai Lama fugiu para o exílio na Índia em 1959, nove anos depois da China ter instituído o regime comunista na remota região himalaia.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca