Reuters
27/05/2002 - 23h37

Paquistão quer paz com honra, diz Musharraf

da Reuters, em Londres

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, disse que seu país quer paz com honra e alertou que uma guerra com a Índia não resultará em uma vitória fácil para nenhum dos lados.

Reuters - 12.ago.2001
Pervez Musharraf, presidente do Paquistão
"Não há vitória fácil para nenhum lado. Eu tenho certeza que os indianos sabem disso", disse Musharraf ao jornal "Financial Times" em uma entrevista para a edição de terça-feira.

Declarações duras do presidente paquistanês, em um discurso transmitido hoje em rede nacional de televisão, pioraram as tensões com a Índia. Musharraf disse que o Paquistão lutará com força total se for atacado.

O presidente paquistanês, falando ao "Financial Times" pouco depois de seu discurso, disse que "a lucidez exige que se evite a guerra, mas, ao mesmo tempo, na busca pela paz você não pode comprometer sua honra ou dignidade, portanto é preciso atingir um equilíbrio entre a manutenção da honra e dignidade e continuar seguindo a paz também".

"Apesar de não querer a guerra, eu não tenho medo dela. Entretanto o impedimento da guerra não pode surgir com o custo do sacrifício de nossa honra e dignidade", disse Musharraf.

O líder paquistanês negou que haja qualquer infiltração "terrorista" na porção indiana da região da Caxemira.

"Eu não aceito qualquer número que os indianos forneçam. Eu estou dizendo claramente que nada está acontecendo na Linha de Controle agora", disse Musharraf. "Aqueles que nos acusam não podem nos julgar."

Os dois vizinhos detentores de armas nucleares estão em confronto desde o ataque ao parlamento indiano em dezembro do ano passado. A Índia responsabiliza pelo atentado militantes islâmicos caxemires sediados no Paquistão.

A tensão piorou em 14 de maio quando 30 pessoas foram mortas durante um ataque à porção indiana da Caxemira. Nova Déli acusou novamente os militantes muçulmanos que lutam contra seu controle sobre a Caxemira.

Os dois países travaram três guerras desde a independência da Inglaterra em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca