Reuters
28/05/2002 - 08h49

Governadores peronistas sugerem volta de câmbio fixo na Argentina

da Reuters

Os governadores argentinos do partido peronista (governista) transmitiram ao presidente Eduardo Duhalde, na noite de ontem, a idéia de atrelar o peso a uma outra moeda. O peso se depreciou mais de 70% em relação ao dólar desde janeiro, disparando um pico inflacionário, segundo o governador de Buenos Aires, Felipe Solá.

''Nós falamos disso (fixar o câmbio), mas o ministro da Economia (Roberto Lavagna) disse que, por enquanto, não vê condições de realização'', informou Solá.

Em janeiro, Duhalde desvalorizou a moeda, que por mais de uma década esteve atrelada ao dólar na paridade de um a um, com a esperança de que a medida aumentaria as exportações.

No entanto, até o momento, a medida apenas gerou a alta dos preços ao consumidor, o que está empobrecendo a população, já que os salários estão congelados.

Nos últimos meses, Duhalde já recebeu em várias oportunidades propostas de diferentes economistas e dirigentes políticos para voltar ao câmbio fixo, mas sempre rejeitou a idéia.

A pressão sobre o câmbio está parcialmente contida porque a liquidez em pesos está restrita por um congelamento de depósitos, aplicado desde janeiro para conter uma fuga de capital.

Leia mais no especial sobre Argentina
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca