Reuters
28/05/2002 - 09h11

Bush se diz preocupado com Igreja Católica nos EUA

da Reuters, em Pratica di Mare (Itália)

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje, antes de um encontro com o papa João Paulo 2º, que estava preocupado com a situação da Igreja Católica nos Estados Unidos, que está sendo abalada por vários escândalos de abuso sexual infantil.

"Falarei para o papa que estou preocupado sobre a Igreja Católica nos EUA. Estou preocupado com a sua reputação. Digo isso porque a Igreja Católica é uma instituição altamente importante em nosso país."

Bush está na Itália para um encontro de líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da Rússia, na base aérea de Pratica di Mare.

A Igreja Católica norte-americana está sendo atingida por uma série de escândalos sexuais neste ano. Na semana passada, o arcebispo de Milwalkee renunciou ao cargo e admitiu ter pago a um ex-estudante de Teologia para manter sigilo sobre um suposto encontro sexual há duas décadas.

Cardeais norte-americanos foram à Roma em abril para uma reunião inédita com o papa sobre os escândalos, que vieram à tona primeiro na arquidiocese de Boston, no Estado de Massachusetts.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca