Reuters
28/05/2002 - 17h59

Presidente da Icann anuncia sua saída para 2003

da Reuters, em Washington (EUA)

O presidente da Icann, grupo que define os padrões de endereçamento da internet, tem planos de deixar a associação em março do próximo ano. M.Stuart Lynn alegou razões pessoais em nota divulgada à imprensa.

Lynn vem tentando fazer uma reestruturação na diretoria da entidade, mas vem recebendo críticas de que estaria favorecendo as empresas em detrimento dos internautas.

"Trata-se de um trabalho que dura sete dias por semana e 24 horas por dia, agora eu preciso dar mais atenção à minha vida pessoal e à minha saúde", afirmou o homem de 64 anos que assumiu o órgão em março de 2001.

O anúncio de Lynn ocorre no momento em que a diretoria da Icann se encontra em Nova York e discute uma reestruturação para aumentar a lisura dos processos internos.

Em fevereiro, Lynn propôs uma radical reestruturação que inclui o abandono da prática de permitir que os internautas escolham alguns membros da diretoria.

A proposta gerou protesto de ativistas da internet, juristas norte-americanos e alguns membros da diretoria. Eles alegavam que a medida poderia transferir o controle da internet à interesses meramente comerciais. Apesar da polêmica, a diretoria aceitou analisar as propostas de Lynn.

Analistas dizem que a diretoria da Icann pode aprovar algumas das propostas de Lynn na próxima reunião da entidade, que acontece em junho na Romênia.

Antes de entrar na Icann, Lynn supervisionou os sistemas de computadores da Universidade da Califórnia e teve cargos similares nas universidades de Cornell e Rice.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca