Reuters
29/05/2002 - 07h45

Falha em sistema do FBI prejudica investigação sobre Bin Laden

da Reuters, em Washington

Falhas em um polêmico sistema do FBI projetado para monitorar os e-mails de supostos criminosos prejudicaram uma investigação sobre a rede terrorista Al Qaeda há dois anos, segundo documentos internos da polícia federal norte-americana divulgados hoje.

De acordo com os memorandos obtidos pelo Centro de Privacidade Eletrônica de Informações (EPIC, na sigla em inglês), investigadores do FBI jogaram fora os resultados de um grampo de e-mail em março de 2000 porque o sistema, conhecido como "Carnivore", coletou mensagens eletrônicas de usuários comuns da internet, além dos próprios alvos do grampo.

A unidade do FBI encarregada pela investigação tinha ordens para monitorar Osama bin Laden, acusado de planejar os atentados contra os EUA do dia 11 de setembro de 2001, disse David Sobel, o representante da EPIC que obteve os documentos.

"O software do FBI não somente recolheu emails dos alvos, mas também gravou os e-mails de alvos não planejados. O técnico do FBI ficou aparentemente tão bravo com isso que destruiu todos os e-mails recolhidos pelo sistema", disse um supervisor, que não foi identificado, em 5 de abril de 2000, em um memorando enviado a M. E. "Spike" Bowman, encarregado de assuntos de segurança nacional do FBI.

Os documentos recolhidos não afirmam que o FBI poderia ter impedido os ataques de 11 de setembro, mas eles reforçam os problemas da implementação do "Carnivore", disse Sobel.

"Isso mostra que o FBI tem enganado o Congresso e o público sobre a extensão da ação do 'Carnivore' na coleta de somente informação autorizada", disse Sobel. O FBI não quis comentar as declarações.

Desenvolvido para interceptar e-mails e outras atividades on-line de supostos criminosos, o "Carnivore" foi alvo de críticas de parlamentares e grupos de liberdades civis que afirmam que o programa é muito invasivo.

Representantes do FBI afirmaram ao Congresso dos EUA que o sistema captura somente uma pequena quantidade de informações sempre que for autorizado por uma ordem judicial.

Os documentos mostraram que o "Carnivore" ocasionalmente grava e-mails de outros usuários da internet, especialmente quando é configurado para trabalhar com sistemas de mensagens eletrônicas incomuns.

Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca