Reuters
29/05/2002 - 14h08

Ex-presidente golpista da Venezuela chega à Colômbia

da Reuters, em Caracas

Pedro Carmona, 61, o empresário que assumiu a Presidência interina da Venezuela no período em que Hugo Chávez foi deposto no mês passado, chegou hoje à Colômbia, três dias depois de o país ter concedido asilo político a ele.

Em meio a um forte esquema de segurança, Carmona pousou no aeroporto militar de Catam, a oeste de Bogotá por volta das 10h (12h em Brasília) a bordo de um avião da Força Aérea colombiana que buscou o empresário na Venezuela.

O empresário deixou nas primeiras horas da manhã de hoje a casa do embaixador da Colômbia na Venezuela, German Bula, onde se refugiou nos últimos meses depois de ter alegado que estava sofrendo perseguição política por parte da esquerda do país.

Uma figura da oposição, Carmona foi declarado presidente interino do governo e substituiu Chávez em meados de abril depois de líderes rebeldes civis e militares terem derrubado o líder de esquerda.

A segurança da Venezuela deteve Carmona depois que soldados fiéis a Chávez terem devolvido o poder ao líder de esquerda 48 horas depois do golpe.

Chávez -um ex- soldado pára-quedista que foi eleito presidente da Venezuela em 1998 na plataforma da reforma social- ainda enfrenta a oposição pedindo sua renúncia. Mais de seis semanas depois do golpe, seus defensores e críticos permanecem divididos sobre os incidentes que culminaram no golpe.

Leia mais no especial Venezuela
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca