Reuters
29/05/2002 - 14h59

Guerra entre Índia e Paquistão pode ser evitada, diz Straw

da Reuters, em Nova Déli

O secretário do Exterior do Reino Unido, Jack Straw, disse hoje que a situação entre a Índia e o Paquistão é perigosa, mas que ainda há espaço para esforços diplomáticos que evitem uma nova guerra entre os dois inimigos com capacidade nuclear.

"A situação é perigosa, mas a guerra não é inevitável", disse Straw em entrevista coletiva em Nova Déli, no encerramento de sua missão de paz no Sul da Ásia.

O secretário disse que debaterá os resultados de sua missão com autoridades na Europa e nos Estados Unidos. Na próxima semana, o vice-secretário de Estado norte-americano, Richard Armitage, deverá visitar a região.



Straw disse que ambos os lados estão preparados para o conflito militar, mas acrescentou: "Também tenho claro que nenhum dos lados pretende fazer uma guerra".

Hoje, tropas da Índia e do Paquistão voltaram a trocar fogo pesado ao longo da fronteira da região da Caxemira.

Straw encontrou-se com o primeiro-ministro da Índia, Atal Behari Vajpayee, o ministro do Exterior, Jaswant Singh, e o ministro da Defesa, George Fernandes.

Singh disse que o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, teve tempo suficiente para honrar sua promessa de deter a entrada de militantes no lado indiano da Caxemira.

"O general Musharraf teve todo o tempo que quis. É vital reconhecer a urgência da situação", disse Singh a repórteres, após o encontro com Straw.

O secretário britânico afirmou acreditar na seriedade de Musharraf, mas que "o teste para todas as coisas precisa ser ação, não somente palavras".

A Índia afirma que não pode haver negociação de paz ou qualquer redução de suas movimentações militares na fronteira até que as ações paquistanesas contra militantes fiquem claras.

Os dois países concentraram 1 milhão de soldados ao longo de suas fronteiras. O movimento intensificou-se após um ataque ao Parlamento da Índia em dezembro, que Nova Délhi atribuiu a grupos islâmicos com base no Paquistão.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca