Reuters
29/05/2002 - 17h21

Presidente do Paquistão promete levar guerra para dentro da Índia

da Reuters, em Islamabad

O presidente do Paquistão, o general Pervez Musharraf, disse hoje que se a Índia iniciar uma guerra contra seu país, a luta será levada para dentro do território "inimigo".

Reuters - 12.ago.2001
Pervez Musharraf, presidente do Paquistão
"As forças de defesa do país estão totalmente preparadas e prontas a responder de maneira condizente em caso de qualquer agressão através das fronteiras," disse Musharraf, segundo a agência de notícias oficial APP.

"E, se a guerra nos for imposta, será lutada no território inimigo", disse o general, que também é o comandante do Exército paquistanês.

Segundo a APP, Musharraf também disse que a Força Aérea do Paquistão (FAP) "é pequena, mas potente e com capacidade de atacar e surpreender o inimigo de tal maneira que ele se arrependerá da decisão de optar pela guerra".

"Ao ver o brilho nos olhos de todos os pilotos que encontrei, estou totalmente confiante que, com a vontade de Deus, a FAP dará uma resposta correspondente a qualquer aventura da Índia e criará outro capítulo repleto de glória e valor na história", disse o presidente paquistanês.

O segundo homem na hierarquia do Exército após Musharraf, o general Mohammad Yusaf, já havia dito hoje a soldados que o Paquistão levará "a guerra para território inimigo" caso a Índia ataque. Mas esta é a primeira vez que a ameaça vem diretamente de Musharraf.

Índia e Paquistão concentraram 1 milhão de homens ao longo de suas fronteiras, com apoio de baterias de mísseis, tanques e caças. As movimentações intensificaram-se depois do ataque contra o Parlamento da Índia, em dezembro, que Nova Déli atribuiu a militantes com apoio de Islamabad.

A tensão aumentou há duas semanas, quando um acampamento do Exército indiano na Caxemira foi atacado e a Índia voltou a culpar grupos islâmicos do Paquistão. Hoje, tropas dos dois países voltaram a trocar fogo pesado ao longo da fronteira da região da Caxemira.

Os dois países já travaram três guerras desde que se tornaram independentes do Reino Unido, em 1947. Duas delas aconteceram devido à disputa pela região da Caxemira, no Himalaia.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca