Reuters
30/05/2002 - 09h17

Paquistão envia mais tropas para a fronteira com a Índia

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O Paquistão disse hoje que começara a retirar suas tropas da fronteira ocidental com o Afeganistão para reforçar sua tensa fronteira com a Índia.

Um porta-voz militar disse que havia começado a retirada da fronteira afegã, onde o Paquistão havia colocado milhares de soldados desde o final do ano passado para ajudar as forças lideradas pelos Estados Unidos a perseguir os militantes da Al Qaeda e do Taleban que fugissem do Afeganistão.

"Sim, estamos retirando as tropas, mas ainda não posso dizer quantos soldados sairão da fronteira", disse o porta-voz, que não quis ser identificado.

O Paquistão e a Índia, que concentraram cerca de 1 milhão de homens em suas respectivas fronteiras, mantêm uma situação tensa desde o ataque contra o Parlamento indiano em Nova Déli em dezembro passado. Militantes radicados no Paquistão são culpados pelo ataque pelo governo indiano.

A tensão entre as duas potências nucleares aumentou bastante depois que supostos militantes paquistaneses atacaram um acampamento militar indiano na Caxemira em 14 de maio, matando mais de 30 pessoas.

Os dois países já se enfrentaram em três guerras, duas delas pelo Estado da Caxemira, desde que o Reino Unido dividiu o subcontinente entre Índia e Paquistão em 1947.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca