Reuters
30/05/2002 - 13h20

EUA vão enviar secretário de Defesa ao sul da Ásia

da Reuters, em Washington

O presidente norte-americano, George W. Bush, disse hoje que vai enviar o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, à região fronteiriça entre Índia e Paquistão na próxima semana, como parte dos esforços norte-americanos para resolver o impasse sobre a Caxemira.

Bush também disse a jornalistas que Rumsfeld e o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, estudavam modos de "proteger vidas americanas" na região se necessário.

"O secretário Rumsfeld está indo [para a região do sul da Ásia]", disse Bush na reunião com seu gabinete na Casa Branca. "Estamos sendo bem claros para os governos da Índia e do Paquistão de que a guerra não vai servir a seus interesses", afirmou Bush, acrescentando que o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, deve suspender as incursões através da linha de controle na disputada região de Caxemira.

Ataque
Num novo incidente, ocorrido nas últimas horas, supostos militantes islâmicos atacaram uma base da polícia indiana na Caxemira, matando três policiais, disseram autoridades.

A investida contra o posto policial perto da cidade de Doda, 180 quilômetros a nordeste de Jammu, começou na noite de ontem, quando um grupo invadiu a base atirando granadas.

Em outra área da Caxemira, o reinício de disparos através da linha de controle causou a morte de pelo menos 13 pessoas na cidade de Poonch e em sua periferia, segundo a polícia indiana.

Autoridades paquistanesas disseram que pelo menos cinco pessoas foram mortas por disparos que partiram do outro lado da fronteira.

Os tiros recomeçaram horas após o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jack Straw, ter exortado os dois vizinhos que possuem arsenais nucleares a evitar uma guerra.

Disputa
Os dois vizinhos detentores de armas nucleares estão em confronto desde o ataque ao Parlamento indiano em dezembro do ano passado. A Índia responsabiliza pelo atentado militantes islâmicos da Caxemira sediados no Paquistão.

A tensão piorou em 14 de maio quando 30 pessoas foram mortas durante um ataque à região indiana da Caxemira. Nova Déli acusou novamente os militantes muçulmanos que lutam contra seu controle sobre a Caxemira.

Os dois países travaram três guerras desde a independência da Inglaterra em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira.

A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão um terço, e a China o resto. Os muçulmanos são maioria na região, e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca