Reuters
30/05/2002 - 14h35

Sony e Fujitsu desistem de unir provedores de acesso no Japão

da Reuters, em Tóquio (Japão)

As ambições da Sony no mercado japonês de internet foram prejudicadas com o fim das negociações com a Fujitsu.

A Sony esperava avançar rapidamente ao comprar a Fujitsu e se tornar a primeira no mercado doméstico de acesso à web.

"Mas as empresas não conseguiram chegar a um acordo", afirmou o porta-voz da Sony, maior fabricante mundial de eletrônicos. O porta-voz não quis ser mais específico e não explicou quais pontos de divergência impediram o acordo.

O jornal japonês Nihon Keizai Shimbun havia noticiado, em dezembro do ano passado, que a Sony negociava a compra da Nifty, maior provedora do Japão por linha fixa, por US$ 800 milhões.

Na semana passada, o diário japonês publicou que a Sony estaria entre os potenciais compradores da ODN, provedora de internet da Japan Telecom.

A ODN, com 1,9 milhão de assinantes e dona de 6% do mercado, está bem atrás da Nifty, que possui 4,9 milhões de usuários e 15% de participação, de acordo com os números do MultiMedia Research Institute.

Mesmo assim, a compra da ODN seria um avanço importante para a Sony, cuja provedora So-Net possui 1,6 milhão de assinantes e 5% do mercado, sendo a sexta maior provedora japonesa.

Nobuyuki Idei, presidente da Sony, culpa a falta de uma provedora dominante no Japão pelo atraso no desenvolvimento de novos serviços de internet no país.

A companhia japonesa já identificou os serviços de internet como um pilar de seu esquema de integração de conteúdo com plataformas de hardware. Segundo o porta-voz da empresa, o fracasso das negociações com a Fujitsu não altera os planos da Sony para o mercado.

Mas a empresa não é a única que está atrás de fusões e alianças. Com a ampliação da concorrência e a multiplicação de pequenos provedores, as companhias do setor procuram freneticamente fechar parcerias.

Seis provedoras afiliadas da ex-estatal Nippon Telegraph and Telephone estão negociando a formação de uma única grande companhia, que teria mais de 6 milhões de assinantes.

A NEC, que gerencia o segundo maior provedor japonês de internet de linha fixa, criou um consórcio de quatro empresas do setor com mais de 8,5 milhões de assinantes. As companhias pretendem formar parcerias de conteúdo e infra-estrutura.

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