Reuters
30/05/2002 - 19h45

Paramilitares colombianos aprovam proposta de Uribe

da Reuters, em Bogotá

Os paramilitares de direita da Colômbia disseram hoje apoiar a proposta do presidente eleito Alvaro Uribe de negociar a paz com os rebeldes marxistas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) desde que eles primeiro concordem em estabelecer um cessar-fogo.

Uribe, um ex-governador que venceu as eleições do último domingo por ampla margem de votos prometendo combater os rebeldes de esquerda que travam uma guerra há 38 anos, disse aos comandantes guerrilheiros, em um discurso, que a paz só seria possível se eles concordassem com um cessar-fogo e parassem com o "terrorismo".

Uribe disse que buscaria mediação da ONU (Organização das Nações Unidas) para pôr fim à guerra que mata 3.500 pessoas por ano.

"Nós estamos otimistas que uma nova chance para a paz se abra com o anúncio feito pelo novo presidente, de que ele está disposto a negociar com os guerrilheiros se eles aderirem a uma trégua e puserem fim ao terror", escreveu Carlos Castaño, líder político das AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), no site do grupo na internet (http://www.colombialibre.org).

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca