Reuters
31/05/2002 - 12h47

Paquistão diz que ataque indiano matou um civil

da Reuters, em Islamabad

Um civil paquistanês foi morto hoje durante uma troca de tiros entre soldados da Índia e do Paquistão, enquanto aumentavam os esforços internacionais para minimizar a tensão entre os dois países, informou uma agência de notícias paquistanesa.

A agência "APP" disse que um civil foi morto e outros dois ficaram feridos durante um ataque indiano a vilarejos da província de Punjab, no Paquistão.

"O Exército paquistanês devolveu na mesma moeda, atirando contra alvos militares do inimigo", disse a agência sem comentar se houve mortos ou feridos do lado indiano.

Três pessoas também foram feridas durante o que a "APP" chamou de "tiroteio espontâneo da Índia", que usou morteiros e armas pesadas, em uma área de cessar-fogo que separa os dois lados na disputa pela Caxemira.

Ambos os países, que já lutaram em três guerras desde a independência do Reino Unido em 1947, concentram cerca de 1 milhão de homens em suas fronteiras, depois de um ataque repentino ao parlamento indiano em dezembro. Nova Déli considera militantes localizados no Paquistão culpados pelo ataque.

As tensões pioraram com o ataque de 14 de maio a um campo do Exército indiano na região da Caxemira controlada pela Índia, conduzido por suspeitos militantes islâmicos.

Os últimos conflitos aconteceram após o presidente dos EUA, George W. Bush, ter anunciado o envio do secretário de Defesa do país, Donald Rumsfeld, para a região na semana que vem.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca