Reuters
21/05/2001 - 19h23

Chavez é negligente contra corrupção, diz oposição venezuelana

da Reuters, em Caracas

A oposição venezuelana anunciou hoje que pretende levar o presidente Hugo Chávez a julgamento por fracassar em prevenir a corrupção oficial, mas um alto funcionário do governo disse que a idéia é "folclórica".

Uma coalizão de personalidades e pequenos partidos políticos de oposição anunciaram o processo enquanto o presidente, de 46 anos, está no Irã como parte de uma viagem de três semanas por sete países.

O grupo, conhecido como Coordinadora de Acción Cívica, argumenta que o presidente foi "negligente" para impedir uma suposta fraude em um programa social liderado pelos militares.

A Procuradoria Geral da Venezuela investiga acusações de apropriação indébita de fundos estatais do programam Plan Bolívar 2000 _de US$ 180 milhões_ que visa melhorar as condições de vida dos pobres do país.

Segundo um relatório preliminar divulgado pela imprensa em março, milhões de dólares foram desviados através de contabilidade fraudulenta.

O ministro do Interior, Luis Miquilena, perguntado sobre o processo contra Chavez, disse que a acusação não tem base.

"É parte do folclore nacional. É o tipo de gente louca que faz isso quando quer aparecer", disse. "Acho que ninguém no país duvida da honestidade e das intenções do presidente", afirmou.

As acusações de corrupção preocupam o governo de Chavez, eleito com promessas de acabar com este crime e melhor as condições de vida da população.

A Suprema Corte teria de aprovar qualquer tentativa de levar o presidente à Justiça.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca