Reuters
31/05/2002 - 17h49

Venezuela detém suposto membro do ETA procurado pela Espanha

da Reuters, em Caracas

Autoridades da Venezuela prenderam hoje um suposto membro do grupo separatista basco ETA procurado na Espanha. A informação é do porta-voz da Embaixada espanhola em Caracas.

"O cidadão espanhol Juan Victor Galarza Mendiola, membro do ETA, foi detido nesta manhã", disse a repórteres o oficial de imprensa da Embaixada da Espanha, Eduardo Aguirre.

Ele disse que Galarza foi detido na cidade de Maracay, a oeste de Caracas, e levado ao quartel-general da polícia de segurança venezuelana, a DISIP.

"Tudo o que sabemos sobre este homem é que tem uma longa história criminal com o grupo ETA", disse Aguirre à radio Unión, sem dar mais detalhes.

Não houve comentário imediato de autoridades venezuelanas.

A Espanha quer a extradição de seis supostos membros do ETA que estão na Venezuela. Eles não estão sob custódia.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse durante visita a Madri em maio que qualquer decisão sobre extradição precisará ser tomada pela Suprema Corte do país.

O ETA está nas listas dos Estados Unidos e da União Européia de grupos terroristas. A organização assumiu 39 mortes desde janeiro de 2000, quando retomou a luta armada pela independência do País Basco após 18 meses de cessar-fogo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca