Reuters
21/05/2001 - 19h28

Rebeldes albaneses lutam na Macedônia e se entregam na Sérvia

da Reuters, na Macedônia

Forças do governo da Macedônia e rebeldes de origem albanesa mantiveram um intenso combate hoje, enquanto guerrilheiros na Sérvia assinaram um pacto de desarmamento.

Tropas do governo macedônio usaram tanques, artilharia e helicópteros contra os rebeldes nas aldeias de Vakcince e Slupcane, no norte da Macedônia, sob controle dos guerrilheiros há três semanas.

"Foi um dia com o maior número de provocações dos terroristas, atirando contra nossas posições de vários locais", disse o porta-voz do Exército macedônio, coronel Blagoje Markovski.

"Fomos forçados a agir em certos alvos civis, como uma casa perto da mesquita", afirmou.

Na Sérvia, o cenário foi bem diferente. Após 16 meses de emboscadas e combates, a guerrilha de origem albanesa disse estar abandonando a luta armada.

A promessa foi feita por Shefket Musliu, comandante do grupo UCPMB no Vale de Presevo, perto do limite com a província de Kosovo e imediatamente ao norte do cenário do conflito na Macedônia.

Há rumores de que os guerrilheiros da Sérvia possam unir-se aos rebeldes na Macedônia, uma vez que a Sérvia se prepara para tomar controle da região do Vale de Presevo, na quinta-feira. "Não é verdade", disse o comandante Sokoli.

Autoridades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disseram que mais de 170 guerrilheiros do UCPMB abandonaram as armas e foram para Kosovo.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca