Reuters
01/06/2002 - 11h08

Presidente paquistanês descarta guerra nuclear com a Índia

da Reuters, em Islamabad

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, tentou acalmar o crescente temor mundial de uma guerra nuclear com a Índia, dizendo numa entrevista televisiva divulgada hoje que "nenhuma pessoa em sã consciência" poderia imaginar tal conflito.

"Não acredito que nenhum dos lados seja tão irresponsável para chegar a tal limite", disse Musharraf à CNN. "Eu me arriscaria a dizer que não devíamos estar discutindo essas coisas, porque nenhum indivíduo em sã consciência poderia pensar em entrar nessa guerra não-convencional, quaisquer que sejam as pressões".

Tropas com um milhão de soldados estão posicionadas na fronteira entre Índia e Paquistão, onde os exércitos trocam tiros que já mataram dezenas de pessoas e expulsaram camponeses de seus vilarejos nos últimos dias.

Várias nações ocidentais pediram que seus cidadãos saíssem da região na sexta-feira, temendo uma escalada que poderia levar à guerra nuclear, enquanto as Nações Unidas disseram no sábado que se preparavam para retirar familiares de funcionários do Paquistão.

A Índia anunciou que não seria a primeira a usar armas nucleares no conflito. Os dois países já entraram em guerra pela região da Caxemira duas vezes.

Leia mais:
  • Presidente do Paquistão se diz disposto a se reunir com premiê indiano


  • Dois morrem e 37 ficam feridos após três atentados na Caxemira

  • Diplomata indiano é sequestrado no Paquistão


  • Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca