Reuters
01/06/2002 - 19h50

Índia e Paquistão discutem possibilidade de paz na Ásia

da Reuters, em Nova Delhi e Islamabad

Os líderes da Índia e do Paquistão viajam neste domingo para a Ásia Central a fim de participar de uma reunião sobre segurança entre 16 nações do continente e com a Rússia. O objetivo do encontro é evitar a ameaça de guerra na região.

A Índia informou que o primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee levantaria a questão que ele chama de "terrorismo através da fronteira" patrocinado pelo Paquistão, durante o encontro de três dias, que começa na segunda-feira em Almaty, capital comercial do Casaquistão.

Mas a Índia também descartou um encontro entre Vajpayee e o presidente militar do Paquistão, general Pervez Musharraf.

Os dois se encontraram pela última vez em janeiro, em Katmandu, e protagonizaram um tenso aperto de mãos e trocaram algumas palavras, na cúpula do sul asiático.

Os dois países que possuem armas nucleares têm agora cerca de 1 milhão de soldados frente-a-frente na região de suas fronteiras, enquanto a comunidade internacional faz o possível para reverter a possibilidade de guerra pela disputa da Caxemira.

O vice primeiro-ministro russo, Alexander Losyukov, disse na semana passada que o presidente Vladimir Putin teria conversas separadas com Vajpayee e Musharraf e os convenceria a "deixar o confronto para trás".

Losyukov admitiu a dificuldade de reunir os dois rivais, mas disse que o objetivo de Putin é "facilitar o diálogo".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca