Reuters
03/06/2002 - 08h24

Índia e Paquistão discutem segurança asiática no Cazaquistão

da Reuters, em Almaty (Cazaquistão)

Os líderes da Índia e do Paquistão estão hoje em em Almaty, capital comercial do Cazaquistão, para participar de um encontro de segurança asiática, mas os esforços para uma reunião cara a cara entre ambos não pareciam bem-sucedidos.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, viajou à cidade hoje, enquanto o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, chegou no fim de semana, mas afirmou que "não há planos" de se encontrar com Musharraf.

Os presidentes russo e chinês planejavam se reunir separadamente com os dois líderes durante a conferência sobre segurança que reúne 16 países. Paquistão e Índia têm cerca de um milhão de soldados concentrados em sua fronteira na região da Caxemira.

Pouco depois da chegada de Musharraf, Vajpayee culpou o "terrorismo além-fronteira" pela tensão entre as duas nações com poderio nuclear, mas não chegou a mencionar o nome do Paquistão.

"Estou feliz que a conferência de amanhã vá produzir uma declaração conjunta condenando o terrorismo internacional", afirmou Vajpayee. "Temos expressado nosso desejo de que aqueles que acreditam no terrorismo e no extremismo religioso não sejam tolerados e que não seja permitido o aumento de seu número."

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca