Reuters
03/06/2002 - 09h40

Adesivos do Taleban advertem EUA sobre volta da milícia

da Reuters, em Chaman

Simpatizantes do Taleban [milícia que governava o Afeganistão até 7 de outubro, quando os EUA começaram sua ofensiva contra o terrorismo no país] que operam nos dois lados da fronteira sul do Afeganistão estão colando adesivos avisando os Estados Unidos de que a milícia está voltando, disseram testemunhas hoje.

"América, estamos voltado", dizem os adesivos em dialeto urdu espalhados nas cidades do sul do Afeganistão.

Viajantes vindos da cidade afegã de Spin Boldak, atravessando a fronteira da cidade paquistanesa de Chaman, disseram que os adesivos foram colados no período da noite em pôsteres e retratos do ex-rei Zahir Shah, expostos para desejá-lo boas-vindas em sua chegada a Candahar.

O rei visitará a antiga capital real nos próximos dias em sua primeira viagem pelo país desde que retornou do exílio na Itália em abril.

O adesivo, que tem a bandeira do Taleban, exalta a recusa do ex-líder mulá Omar em entregar Osama bin Laden aos norte-americanos.

"Mesmo que todo o Afeganistão seja derrubado e nós estivermos destruídos, não entregaremos Osama [Osama bin Laden, líder da rede terrorita Al Qaeda]. Minha honra não me permite entregar um muçulmano a um infiel", diz o adesivo.

Mulá Omar abrigou Bin Laden, acusado pelos EUA de ser o reponsável pelos pelos ataques de 11 de setembro.

Bin Laden e mulá Omar permanecem foragidos.

Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca